sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Primeira Semana de Aulas

As aulas começaram (finalmente) segunda-feira!

Depois de termos tido um fim de semana na praia, voltámos ao trabalho. Lá fomos as quatro para a PUC, no bairro da Gávea, onde nos encontrámos com o Miguel e o Vicente.

A sensação de voltar à estaca zero é estranha: passamos nos corredores e nem um "Oi" dizemos porque não conhecemos ninguém e andamos sempre perdidas porque não sabemos onde são as salas! Se temos um problema ou uma dúvida nunca sabemos onde ir ou com quem falar para resolvê-lo! É como se fosse o "Primeiro dia de Escola".

A PUC é enorme! Tem mais de 20 edíficios e cerca de 13 mil alunos. Já percebem porque nos sentimos perdidas não é verdade? A maioria dos edíficios são grandes também, e cada um deles tem mil salas de aulas, normalmente todas pequenas. No campus da PUC há à vontade 10 restaurantes, desde restaurantes de empadas e restaurantes de massas a barracas só de iogurtes naturais com mil recheios e frutas a acompanhar. Tem livrarias, barracas de jornais, tudo o que se possa imaginar! E provavelmente ainda não vimos tudo... Isto sem contar com as cerca de 15 barracas à porta da faculdade onde se vendem brincos, espetadas de frango, carne e salsichão, pasteis, sucos, tudo! Agora já sabem que se voltarmos com uns quilinhos a mais, têm que dar um desconto!

As primeiras aulas deram para perceber que isto do português do Brasil e do português de Portugal serem a mesma língua é uma TANGA (desculpem a expressão). As expressões, e até palavras, diferentes são mais que muitas e temos que fazer um esforçozinho para conseguir decifrar muitas delas! O mesmo se passa com a escrita, acho que quando voltarmos para Portugal vamos ter que ter umas aulinhas da 1ª classe para voltar a saber escrever.

Os professores são tratados pelo nome e a expressão "Por favor" ou "Com licença" não existe nas aulas. Entra-se à hora que se quer (à exepção de um ou outro professor) e sai-se à hora que se quer. Isto quando o professor não se cansa de dar aula e manda os alunos embora 2 horas mais cedo (nós cá temos 4 horas seguidas de aula em algumas cadeiras). Para além disso, caso o aluno se sinta cansado ou com fome, pode esticar os pés apoiando-os na cadeira da frente ou comer o que lhe apetecer durante a aula! É costume ouvirmos os professores dizer "Que bonitinho, os portugueses são muito educados!". Pois, pudera...

Entre os professores que não deixam falar nas aulas e os outros que nos convidam para os copos ou para ir ver um jogo do Flamengo, são, no geral, professores exigentes! Temos que comprar livros (e temos mesmo porque infelizmente não há esse negócio de SEBENTAS) e fazer trabalhos todas as semanas o que, para quem vinha à espera de estar de férias ou de trabalhar pouco durante 6 meses, foi uma decepção (só para não dizer que foi um CHOQUE mesmo).

Mas, aos poucos e poucos vamos descobrindo alguns benefícios de ser estudante da PUC: existe um centro de fotocópias grátis e uma "Sala virtual" como eles chamam, onde os professores metem algumas ajudinhas!

Enfim, parece que até no Rio de Janeiro se estuda!

Beijinhos,

Kika


PS- As fotografias ficam para depois porque demora muito tempo!

3 comentários:

  1. de certeza que no meio dessas exigências a boa vida vai ser muita ainda! e qualquer dia tao a dizer "oi" a todos, agora e começar a fazer amizades com os brazucas. divirtam-se, beijinhos a todas. saudadis

    ResponderEliminar
  2. Andas inspirada hein! Vai escrevendo que é giro ler... vou andar actualizada! Nao ligo todos os dias como a mae e o pai porque nao quero dar uma de Mana galinha, mas sim uma de irma mais velha emancipada que acha um must a cassula ir viver sozinha para o Rio... mas tenho saudades! Beijinhos Mana

    ResponderEliminar
  3. babys cariocas ??....boys cariocas??.... mas que perguiça!!! e as NOVELLES ??estamos á espera da novela diária este episódio já era .... Queremos MAIS:::: beijinhos para todos da MUMMY e TITIA

    ResponderEliminar