quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O País do "Jeitinho"

Ao longo do tempo vamos aprendendo a lidar com os brazucas.. Conhecidos como receptivos e bastante acolhedores, os brasileiros contagiam desde o primeiro minuto qualquer pessoa. A sua alegria, a sua vivacidade e a sua tão famosa "tranquilidade" são características que fazem deste povo um dos mais especiais do mundo. Contudo, muitas vezes é só fachada. É verdade meus amigos, é só ir à praia e fazemos logo mil "amigos". "Amigos" porque na verdade não o são! A conversa é sempre a mesma: "A gente se fala..." (não fala nunca porque num estado com cerca 13 milhões de pessoas é díficil voltar a encontrar alguém), ou "Eu te ligo..." (Não liga nada porque nem tem o número nem dá o dele...)... Enfim coisas com as quais nós já sabemos lidar pelo que a pergunta "Me dá o seu número de celular por favor" já faz parte do TOP 5 das FAQ's.

Depois da fase de apresentação, vem a fase do negócio. Tudo aqui é subornável. Tudo dá para dar "um jeitinho". A começar pelos taxis.. À primeira vez que se pergunta, levam 4 pessoas, à segunda vez, já levam 5, enfim como já devem tar a espera acabam por levar 6 ou 7 se for preciso! Os biquinis na praia... O que começa por ser 20 reais a parte de cima e outros 20 a parte de baixo, é só dar "um jeitinho" e fica a 30 reais as duas partes (e acreditem que 10 reais para eles é muito!). Com alguns professores também funciona.. Aqueles que começaram por ser rigorosos, já deram "um jeitinho" para tirar as faltas dos que chegam mais do que 10 minutos atrasados. Com os mais tranquilos, os trabalhos de casa para a aula seguinte, na verdade, são para qualquer aula.. Só tem que entregar!

Enfim entre muitas outras coisas que não ainda não tivemos possibilidade de presenciar.. Mas uma coisa é certa "a gente dá um jeitinho"!

1 comentário:

  1. esssa de dar "um jeitinho" está fantastica!!!!!!!Mas é assim mesmo ... babys cariocas .... há que fazê-los pousar na mão e perceberem que "Portuga" não é tolo não!!!!!!!!!

    ResponderEliminar